Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

BTT
Passeio de BTT

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Quarta, 22 de Novembro de 2017

Terça, 02 de Junho de 2009
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

Cerca de 56 associações, clubes e instituições das várias freguesias do Concelho de Loulé, marcaram presença na primeira edição do ASSOCIA'09 - Mostra do Movimento Associativo, que decorreu entre 29 e 31 de Maio, no Pavilhão Desportivo Municipal de Loulé, como não podia deixar de ser a Associação dos Amigos da Cortelha esteve presente.


Esta iniciativa promovida pela Autarquia local, em colaboração com as associações, teve em vista divulgar e promover a actividade associativa desenvolvida no Município de Loulé, e em particular, o seu contributo para a formação/educação ao longo da vida.

Assim, participaram no evento 1300 atletas e associados dos clubes e instituições, que mostraram ao público os projectos que desenvolvem e o seu contributo e intervenção junto da comunidade.

Simultaneamente, o Pavilhão e toda a área envolvente serviu de palco para as mais diversas actividades, desde a actuação de ranchos, workshops diversos, demonstrações de karaté, judo, mini-ténis, boxe ou basquetebol, aulas de aeróbica, encontro de BTT, teatro, aulas de dança, sarau gímnico, actividades radicais, animação infantil e uma série de outras acções que deram uma forte dinâmica à cidade ao longo do fim-de-semana.

A Associação dos Amigos da Cortelha apresentou na ASSOCIA’09, as diversas actividades que desenvolve ao longo do ano em prol da dinamização do interior da freguesia de Salir, tais como os Manjares Serranos, o Festival de Folclore, o Mundial de Motocross, o Presépio da Aldeia, os diversos Passeios Pedestres e de BTT, entre outras.

No palco principal os Amigos da Cortelha foram representados pelo Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, que desde 2003, defende e divulga as tradições, os usos e costumes da serra algarvia e é a face mais visível da secção cultural da Associação dos Amigos da Cortelha.

Para o presidente da Autarquia, Seruca Emídio, tratou-se de um iniciativa muito positiva e que mostra bem a força do associativismo concelhio. "A dimensão das associações espelha bem a dimensão do próprio Concelho, o maior da região, e a sua própria diversidade, não só pela quantidade mas pelos vários tipos de clubes que aqui estão representados".

O presidente da Câmara de Loulé referiu igualmente o apoio dado aos clubes pela Autarquia, através da celebração de contratos-programa. "Os clube, por si só, não têm possibilidade de desenvolver as suas actividades e nesse sentido que a Câmara de Loulé tem mostrado uma grande sensibilidade para a importância destes apoios", salientou o autarca.

Dado o sucesso alcançado no ASSOCIA'09, o edil referiu que esta iniciativa "é para continuar".

* com CM Loulé