Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

BTT
Passeio de BTT

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Sexta, 28 de Abril de 2017

BTT:
Quinta, 08 de Outubro de 2009
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

Cerca de 200 aventureiros, participaram no Passeio BTT da Cortelha, que se realizou no passado dia 5 de Outubro, em plena Serra do Caldeirão. Com uma vasta equipa, a Associação dos Amigos da Cortelha colocou no terreno, mais uma iniciativa que ano após ano tem angariado cada vez mais adeptos.


Tendo como ponto partida e chegada a Aldeia da Cortelha, os diversos percursos atravessaram as freguesias de Salir, S. Brás de Alportel, Cachopo e Ameixial, dando a conhecer a todos o “outro” Algarve.

Entre as diversas e bonitas paisagens do interior algarvio os participantes atravessaram também zonas de elevado valor histórico-cultural, nomeadamente moinhos, antas e ribeiras, já para não falar no habitual casario tradicional.

Mas foi com as diversas single-tracks, verdadeiras veredas trilhadas pelos burros da zona, que ao longo dos percursos de 45 e 80 kms os participantes se entusiasmaram para ultrapassarem as dificuldades de um passeio serrano. Já no percurso de 15 kms, foi dada mais importância ao lazer e convívio entre os participantes, daí o grau de dificuldade ser menor.

Para salvaguardar qualquer problema, a organização prestou um apoio constante, quer através do Gabinete de Segurança, colocado no centro nevrálgico na Cortelha, quer ao longo dos percursos, com a distribuição de Ambulâncias e equipas de Socorristas. Mas o Passeio da Cortelha também foi abundante ao nível dos abastecimentos, com a implementação de 4 Zonas de Abastecimento, compostas por fruta, líquidos, bolos e a famosa Aguardente de Medronho da Serra do Caldeirão.

Não existindo quaisquer problemas, a iniciativa decorreu em óptimas condições, no final teve lugar no Largo da Associação, na Cortelha, o almoço convívio, onde todos os participantes trocaram opiniões, transmitindo à organização que este será um passeio a colocar nas suas agendas para 2010.

A organização contou com importante apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Salir, Junta de Freguesia do Ameixial, da Associação de Ciclismo do Algarve e das lojas FreeBike (Loulé), AlgarvCycles (Loulé e Olhão) e BikeLand (4 Estradas).

Em breve podem ser consultadas as fotos do Passeio BTT Cortelha 2009, na Galeria do site.