Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha
Cerca de 250 participantes estiveram presentes no Passeio Pedestre de S. Martinho, que se realizou no passado dia 8 de Novembro, na típica aldeia da Cortelha, em plena freguesia de Salir. Os pedestrianistas percorreram caminhos e veredas, vislumbraram paisagens, saborearam castanhas e batatas-doces, numa manhã de Domingo diferente, proporcionada pela Associação dos Amigos da Cortelha.
Foi uma manhã fria, aquela que presenciou os inúmeros participantes que se deslocaram até à Cortelha, para participar em mais uma caminhada de S. Martinho. Como vem sendo hábito nos últimos anos, a organização preparou um excelente passeio em pleno interior do concelho de Loulé, dando a conhecer a Serra do Caldeirão, através das belas paisagens e de um significativo contacto com a natureza.
O percurso com cerca de 8 kms, desenrolou-se da Cortelha, até à aldeia do Barranco do Velho, passando pelo Moinho de Vento do Faranhão, um miradouro inigualável, com uma vista espectacular sobre o Algarve Litoral, por perto foi possível fotografar imensos medronheiros bem recheados do seu fruto.
Na chegada ao Barranco do Velho, foi possível visitar a destilaria da D. Marília e como não podia deixar de ser esta prendou os participantes com uma excelente prova de Aguardente de Medronho, considerada por muitos, a melhor aguardente da Serra do Caldeirão.
De seguida o grupo passou pelas Fontes do Chafariz e do Cerro do Alto, chegando depois à Igreja do Barranco do Velho, onde foi possível visitar este edifício construído no cimo do monte em 1944, também ele com uma bonita vista sobre o barrocal algarvio, avistando-se inclusive a Vila de Salir. No Largo da Igreja, os pedestrianos foram surpreendidos com uma assada de batatas-doces e um duo de acordeonistas que animaram o recinto com as sonoridades tradicionais da Serra do Caldeirão.
Os “aventureiros” deslocaram-se depois pelo caminho que os levou de regresso até à Cortelha, onde foram recebidos com um Magusto Serrano, composto por Castanhas Assadas, Presunto, Queijo, Chouriço, Pão e Vinho Caseiro.
No final a opinião foi unânime entre os 250 participantes, a organização que contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir, elevou mais uma fez a fasquia proporcionando assim um espectacular Passeio Pedestre.