Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Sexta, 25 de Abril de 2025

Segunda, 09 de Novembro de 2009
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

Cerca de 250 participantes estiveram presentes no Passeio Pedestre de S. Martinho, que se realizou no passado dia 8 de Novembro, na típica aldeia da Cortelha, em plena freguesia de Salir. Os pedestrianistas percorreram caminhos e veredas, vislumbraram paisagens, saborearam castanhas e batatas-doces, numa manhã de Domingo diferente, proporcionada pela Associação dos Amigos da Cortelha.

Foi uma manhã fria, aquela que presenciou os inúmeros participantes que se deslocaram até à Cortelha, para participar em mais uma caminhada de S. Martinho. Como vem sendo hábito nos últimos anos, a organização preparou um excelente passeio em pleno interior do concelho de Loulé, dando a conhecer a Serra do Caldeirão, através das belas paisagens e de um significativo contacto com a natureza.

O percurso com cerca de 8 kms, desenrolou-se da Cortelha, até à aldeia do Barranco do Velho, passando pelo Moinho de Vento do Faranhão, um miradouro inigualável, com uma vista espectacular sobre o Algarve Litoral, por perto foi possível fotografar imensos medronheiros bem recheados do seu fruto.

Na chegada ao Barranco do Velho, foi possível visitar a destilaria da D. Marília e como não podia deixar de ser esta prendou os participantes com uma excelente prova de Aguardente de Medronho, considerada por muitos, a melhor aguardente da Serra do Caldeirão.

De seguida o grupo passou pelas Fontes do Chafariz e do Cerro do Alto, chegando depois à Igreja do Barranco do Velho, onde foi possível visitar este edifício construído no cimo do monte em 1944, também ele com uma bonita vista sobre o barrocal algarvio, avistando-se inclusive a Vila de Salir. No Largo da Igreja, os pedestrianos foram surpreendidos com uma assada de batatas-doces e um duo de acordeonistas que animaram o recinto com as sonoridades tradicionais da Serra do Caldeirão.

Os “aventureiros” deslocaram-se depois pelo caminho que os levou de regresso até à Cortelha, onde foram recebidos com um Magusto Serrano, composto por Castanhas Assadas, Presunto, Queijo, Chouriço, Pão e Vinho Caseiro.

No final a opinião foi unânime entre os 250 participantes, a organização que contou com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir, elevou mais uma fez a fasquia proporcionando assim um espectacular Passeio Pedestre.