Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

BTT
Passeio de BTT

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Sexta, 26 de Maio de 2017

Terça, 01 de Dezembro de 2009
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

Nos dias 11, 12 e 13 de Dezembro, o Pavilhão do NERA-ExpoAlgarve, na Zona Industrial de Loulé, volta a receber mais uma edição da Feira da Serra, um certame que é já uma referência no panorama dos eventos que ocorrem na região algarvia durante a época natalícia.

As tradições do interior descem à cidade de Loulé para uma mostra de artesanato, produtos agro-alimentares, música tradicional, e onde não vão faltar os tão apreciados petiscos e também a animação para as crianças.

Um dos pontos de interesse do evento vai ser a Exposição “O Ciclo do Pão”, promovida pela Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Loulé, que irá levar ao público uma mostra sobre a produção do pão, desde a sementeira, até ao moer do trigo e transformação em farinha, até ao momento da confecção propriamente dita deste alimento tão importante.

No âmbito desta mostra, decorrerá também o workshop “Faz o teu Pão”, nos dias 12 e 13, pelas 18h00, na sala da exposição. Os participantes vão aprender a fabricar pão.

Perto de cem expositores, entre artesãos e produtores agro-alimentares, marcarão presença no certame, representando as mais diversas actividades como a cerâmica, cestaria, empreita, trapologia, bonecos de madeira, bordados, enchidos, doçaria, até ao artesanato mais contemporâneo. A agricultura biológica é também uma das componentes que continua a merecer destaque.

Outra das atracções desta feira é o espaço reservado às tasquinhas, onde o público poderá apreciar as verdadeiras iguarias da gastronomia algarvia, como carapau alimados, javali, o jantar de grão e de feijão, o xerém, a chouriça caseira, os licores e doces tradicionais.

Haverá ainda uma zona de animação infantil, onde as crianças poderão participar em diversas actividades. Para além dos habituais momentos de pinturas faciais, modelagem de balões, espaço de pintura permanente, penteados extravagantes, estarão ainda à disposição dos visitantes mais novos ateliers de artes circenses dedicados sobretudo ao malabarismo.

Em toda a área do certame haverá performances, com personagens que irão circular e interagir com os visitantes, nomeadamente cantores populares, a padeira e o moleiro, o TV repórter, os “Clowns”, o grupo de forcados e os piratas.

Ao mesmo tempo, para o palco instalado no recinto está agendado um vasto programa de animação, prevendo-se a actuação de grupos de música tradicional portuguesa e fadistas.
Na Sexta-feira, dia 11, sobe ao palco o grupo de acordeão Alenfole (20h00) e os Rastolhice (22h00). No Sábado, dia 12, actuam o Grupo Albuhera (18h00), Marenostrum (20h00) e Amália 10 anos de Saudades (22H00). No Domingo, dia 13, vão estar na feira os Vá-de-Viró (17h00) e Velha Gaiteira (19h00).

As portas do recinto vão estar abertas no seguinte horário: dia 11, das 18h00 às 00h00; dia 12, das 14h00 às 00h00; dia 13, das 14h00 às 21h00. Quem adquirir uma entrada no certame poderá ser o vencedor do sorteio diário de um cabaz com produtos tradicionais. O preço das entradas é de 2 euros.

Refira-se que a Câmara de Loulé põe à disposição dos visitantes transportes gratuitos entre a cidade de Loulé e o recinto da Feira.

Com mais de uma década de existência, a Feira da Serra é mais um dos certames promovidos pela Câmara Municipal de Loulé com vista a dar a conhecer as mais genuínas tradições do interior algarvio, aos milhares de visitantes. É também uma oportunidade para, durante a quadra natalícia, as pessoas puderem adquirir os seus presentes de Natal.

*in CM Loulé