Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

BTT
Passeio de BTT

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Quarta, 24 de Maio de 2017

Quinta, 10 de Dezembro de 2009
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

O Natal está a chegar e a Associação dos Amigos da Cortelha faz questão de não esquecer a data. Do vasto programa de comemorações, destaque para a realização de um Passeio Pedestre de Natal, sem esquecer a habitual Festa de Natal, a Inauguração do Presépio e o tradicional Cantar das Janeiras. O espírito natalício veio para ficar e este conjunto de iniciativas promete “aquecer” o dia-a-dia das populações do interior.

Passeio Pedestre como prenda de Natal

Para assinalar a quadra natalícia, os Amigos da Cortelha decidiram oferecer uma prenda em forma de Passeio Pedestre. Usufruindo do encanto natural da Serra do Caldeirão, a entidade serrana decidiu organizar um passeio natalício, a ter lugar no dia 13 de Dezembro.

Dar a conhecer a região e proporcionar o salutar convívio entre participantes, especialmente nesta época tão solidária, é o objectivo da iniciativa. O percurso de nível médio terá cerca de 8 Kms e vai oferecer aos participantes paisagens deslumbrantes do interior do concelho de Loulé, num ambiente a todos os níveis único. A concentração está marcada para as 8:30h na Cortelha, tendo a partida lugar por volta das 9:30h.

Festa de Natal dedicada às crianças

Durante a tarde do mesmo dia, 13 de Dezembro, terá lugar no Salão de Festas da aldeia da Cortelha a habitual Festa de Natal. Como não poderia deixar de ser a iniciativa é dedicada às crianças e aos idosos, num evento em que haverá espaço para a proclamação de poemas e canções de Natal, sempre com a preciosa colaboração dos alunos da Escola Primária da Cortelha e do Grupo de Catequese da Aldeia. Serão de esperar muitas surpresas e acima de tudo muitos sorrisos, num dia concebido para alegrar a miúdos e graúdos.

Presépio em Cortiça para ver até dia 6 de Janeiro

No final da iniciativa infantil será inaugurado o Presépio da Cortelha, que vai estar patente no centro da aldeia até ao dia 6 de Janeiro de 2010. Mais uma vez a população uniu-se para preparar um Presépio especial, baseado em materiais tradicionais da Serra do Caldeirão, com especial destaque para a cortiça. É habitualmente um dos mais bonitos e dos mais visitados da região.

Tradição das Janeiras de volta em plena Serra do Caldeirão

Também o Cantar das Janeiras estará bem presente na aldeia da Cortelha. As “Janeiras de Porta em Porta” consistem na proclamação, à porta das habitações, de cantares ao menino e dos reis por parte de um grupo de pessoas acompanhadas por instrumentos tradicionais. Este “tesouro” de tradições traz à memória velhos tempos, que esta colectividade pretende manter e preservar. Os Cantares começarão no dia 1 de Janeiro de 2010 e terminam no dia 5, percorrendo diversos montes e lugares da Serra do Caldeirão.

A programação de Natal na aldeia da Cortelha, conta mais uma vez com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.