Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

BTT
Passeio de BTT

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Domingo, 26 de Março de 2017

Quarta, 16 de Dezembro de 2009
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

A Feira da Serra, que se realizou nos passados dias 11, 12 e 13 de Dezembro, em Loulé, teve honras de transmissão em directo na RTP1, através de uma vasta emissão do Programa das Festas. Ao longo da tarde do dia 12 de Dezembro, a emissão da RTP1 foi dedicada à divulgação e mostra das tradições e costumes do interior algarvio.


A partir do recinto da Feira da Serra, localizado no Pavilhão do NERA, em Loulé, foram efectuadas diversas reportagens com artesãos e produtores da serra algarvia.

Mas o recente programa da RTP1 que vai para o ar aos Sábados à tarde, também teve alguns momentos de animação e pelo palco passaram diversas artistas e grupos, nomeadamente o Toy, Flor de Lis e como não podia deixar de ser, a representar a cultura das serranias algarvias, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão.

O grupo fundado em 2003, apresentou no Programa das Festas, um baile de roda, intitulado “Olé Chegou e Bateu”, uma melodia que mostra as antigas sonoridades das freguesias do interior do concelho de Loulé, particularmente, das freguesias de Salir, Ameixial, Querença, Tor, Alte e Benafim.

Recorde-se que o Programa das Festas pretende dar a conhecer todas as Festas, Feiras e Romarias espalhadas pelo país. As festas religiosas, as gastronómicas, as seculares, as medievais, das colheitas, de cariz económico e cultural. Festas, Feiras e Romarias para todos, em directo e ao longo de todo o ano! 

O programa promete desvendar e divulgar os saberes tradicionais, a gastronomia, a etnografia, o passado, mas também a modernidade das regiões portuguesas.

Semanalmente a equipa da RTP1 está em directo a partir de uma Festa, Feira, Romaria ou Festival português. Toda uma tarde de conversas e reportagens sobre as tradições, a cultura e a economia local – em torno das histórias e do povo que somos.

Esta emissão da RTP1 em directo da Feira da Serra, foi possível devido ao forte empenho da Câmara Municipal de Loulé e da própria produção do programa, a qual possibilitou uma enorme divulgação dos produtos artesanais da Serra do Caldeirão, para todo o mundo, através da RTP Internacional.


Clique aqui para ver o Programa das Festas