Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

BTT
Passeio de BTT

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Sexta, 15 de Dezembro de 2017

Domingo, 07 de Fevereiro de 2010
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

A Câmara Municipal de Loulé deliberou atribuir a receita proveniente da realização da edição de 2010 do Carnaval de Loulé à Instituição de Solidariedade Social da Serra do Caldeirão. À semelhança do que aconteceu no ano transacto com a Santa Casa da Misericórdia de Loulé, pretende-se apoiar as actividades desta instituição particular de solidariedade social, nas suas áreas de intervenção.

A iniciativa vai de encontro à génese do Carnaval, num período em que o evento tinha um cariz marcadamente social, o chamado “Bodo dos Pobres”. Durante muitos anos, foi a Santa Casa da Misericórdia a organizadora e beneficiária dos proveitos retirados da sua realização, podendo desta forma prosseguir os seus objectivos ligados à assistência, benemerência e intervenção social alargada.

Agora, a autarquia de Loulé recupera esta tradição, que ganha uma maior relevância num período de crise, onde são muitas as dificuldades por parte das ipss em dar resposta aos problemas das populações mais desfavorecidas.

O preço das entradas no Carnaval é de 2 euros, e em média, em cada ano, entram no corso cerca de 90 mil visitantes.

A Instituição de Solidariedade da Serra do Caldeirão, com sede no Barranco do Velho, tem levado a cabo um assinalável trabalho de beneficência nas freguesias de Salir e Ameixial, envolvendo actividades como a ocupação saudável de tempos livres, apoio domiciliário a idosos e incapacitados e até apoio alimentar. A instituição trabalha sobretudo junto da terceira idade, numa área territorial marcada pelo envelhecimento da população e pela desertificação.

Recorde-se que está em curso o projecto desta instituição para a construção de um Lar para Idosos e Lar Residencial para Deficientes, equipamentos que surgem como uma extensão funcional de valências do Centro Comunitário de Nossa Senhora da Conceição. As receitas do Carnaval serão, de certo, um pequeno mas importante contributo para esta obra.

*in CM Loulé