Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

BTT
Passeio de BTT

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Sexta, 28 de Abril de 2017

Sexta, 22 de Outubro de 2010
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

O piloto português Henrique Venda continua nos cuidados intensivos do Hospital Norte de Marselha, onde deu entrada no Sábado com grave traumatismo craniano. A situação clínica permanece estacionária, com Venda em estado de coma.


No nosso último comunicado sobre a situação clínica de Henrique Venda, difundido na passada Terça-feira, noticiámos que a equipa médica tinha reduzido a anestesia administrada até então. Nas primeiras horas o organismo do algarvio reagiu bem, mas na noite seguinte ressentiu-se, obrigando os médicos a repor a dosagem inicial.

Entretanto, ontem foi detectada uma pequena infecção pulmonar, considerada relativamente normal porquanto o piloto está entubado para ajudar à respiração. Esse problema foi entretanto superado, e já hoje a equipa médica reeniciou o processo de reduzir o nível de anestesia.

Recorde-se que a lesão aconteceu no Supercross de Marselha, quando à saída de um salto um adversário aterrou mesmo em cima do piloto de Portimão, provocando um grave traumatismo craniano e perda imediata da consciência.

Os custos do internamento de Venda são suportados pelo seguro desportivo internacional, obrigatório em provas desta dimensão – no caso, o Supercross de Marselha foi válido para o Campeonato da Europa.

Por outro lado, o Presidente da F.M.P., Jorge Viegas, pediu directamente ao seu congénere da federação francesa (F.F.M.) – também esta semana presente no Congresso da F.I.M. em Macau - o apoio possível, e a própria F.F.M. decidiu suportar os encargos de alojamento dos pais do piloto, que acompanham a evolução da situação em Marselha.

ACÇÕES DE SOLIDARIEDADE

Entretanto, estão já em curso duas acções de solidariedade para com Henrique Venda. A primeira diz respeito à abertura de uma conta bancária solidária, para a qual é possível enviar fundos com vista a apoiar financeiramente a família do piloto. O número dessa conta é o seguinte:

Conta Solidariedade Henrique Venda

NIB – 0333 – 0000 – 45402020015 – 05

Além disso, foi criado um "site" na Internet, com três objectivos essenciais: divulgar a situação clínica, servir como livro de visitas para apoiar Venda e promover um leilão de artigos, cujos lucros revertem a favor da família do piloto. Assim, aqui fica também o endereço do referido site:

www.apoiahenriquevenda.pt.vu/

*in FMP