Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

BTT
Passeio de BTT

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Terça, 17 de Outubro de 2017

Sábado, 07 de Julho de 2012
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

Os mais genuínos manjares, aliados ao tradicional folclore nacional, é aquilo que se poderá encontrar na Cortelha, concelho de Loulé, nos dias 4 e 5 de Agosto. Espera-se um fim-de-semana animado, com a realização dos tradicionais Manjares Serranos, aos quais surge associado o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.

A aldeia da Cortelha, situada em pleno interior do Concelho de Loulé, conhecida pela arte de bem receber, reaviva a 4 e 5 de Agosto os mais genuínos sabores da cozinha típica serrana, com a realização dos deliciosos Manjares Serranos, que já vão na sua 12ª edição.

A Associação dos Amigos da Cortelha, organizadora do evento, pretende assim promover aquilo que de mais genuíno tem a sua localidade, conjugando-a, no mesmo fim-de-semana, com o também tradicional Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, que na sua 9ª edição reunirá em palco grupos folclóricos representastes de várias regiões do país, bem como um grupo oriundo da Sérvia.

Este duplo evento, que tem sido de sucesso em anos anteriores, dá a provar aos inúmeros forasteiros a tradicional orelha de porco, o chouriço e presunto caseiro, o galo guisado, borrego ou javali e as famosas papas de milho, acompanhados de vasta doçaria regional algarvia e da aguardente de medronho.

Para além de se degustarem sabores por muitos já esquecidos, toda a envolvência da festa possibilita ainda reviver a vida, as tradições e os costumes das gentes originárias desta zona serrana do Algarve, bem ilustrados na acolhedora aldeia da Cortelha.

A noite de Sábado estará entregue ao 9º Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, onde para além do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha, poderemos apreciar o Rancho Folclórico Vila Nova da Erra -Coruche, o Rancho Folclórico e Etnográfico Vale de Açores – Mortágua, o Rancho Folclórico de Penafiel - Penafiel e o Grupo Kud Svetozar Markovic-Novi Sad – Sérvia, que certamente demonstrarão em palco as características mais genuínas da sua região. O Baile será abrilhantado pela acordeonista Tânia Patrícia.

Domingo será dia de música tradicional com o Grupo Etnográfico “Gente do Alto Mira”, e para terminar, o tradicional Baile Serrano abrilhantado pelo acordeonista Valter Cabrita.

Manjares e Folclore serão assim cabeças de cartaz numa iniciativa que ganha a cada ano novos públicos e que já conquistou o seu espaço no seio das iniciativas de cariz cultural promovidas na região. Será por certo um fim-de-semana de muita animação onde a Cortelha presenteará os inúmeros visitantes com um magnífico Festival de Sabores e Sonoridades.

Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão têm entrada livre e são uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, do Crédito Agrícola, do INATEL e da Escola Integrada de Salir.