Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

BTT
Passeio de BTT

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Quarta, 26 de Abril de 2017

Sexta, 30 de Novembro de 2012
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

O Natal está a chegar e a Associação dos Amigos da Cortelha faz questão de não esquecer a data. Do vasto programa de comemorações faz parte a habitual Festa de Natal, jantar de Natal da Associação dos Amigos da Cortelha e o tradicional Cantar das Janeira, destaque ainda para a realização de um Passeio Pedestre dos Reis com algumas novidades. O espírito natalício veio para ficar e este conjunto de iniciativas promete “aquecer” o dia-a-dia das populações do interior.

Festa de Natal dedicada às crianças

Durante a tarde do dia 15 de Dezembro, terá lugar no Salão de Festas da aldeia da Cortelha a habitual Festa de Natal que terá início pelas 15 horas. Como não poderia deixar de ser a iniciativa é dedicada às crianças e aos idosos, num evento em que haverá espaço para a proclamação de poemas, canções de Natal, sempre com a preciosa colaboração dos alunos da Escola Primária da Cortelha e do Grupo de Catequese da Aldeia. Destaque ainda para apresentação de uma peça de teatro infantil, no final desta tarde bem animada terá lugar um pequeno lanche. Serão de esperar muitas surpresas e acima de tudo muitos sorrisos, num dia concebido para alegrar os miúdos e graúdos.

Jantar de Natal da Associação dos Amigos da Cortelha

No dia 15 de Dezembro irá realizar-se o jantar de Natal da Associação dos Amigos da Cortelha. Visto estarmos numa época festiva dedicada à família, não poderíamos deixar de assinalar esta altura do ano com um jantar para a nossa grande família dos Amigos da Cortelha. Mais uma vez espera-se um jantar com muita animação e espirito natalício.

Tradição das Janeiras de volta em plena Serra do Caldeirão

Também o Cantar das Janeiras estará bem presente na aldeia da Cortelha. As “Janeiras de Porta em Porta” consistem na proclamação, à porta das habitações, de cantares ao menino e dos reis por parte de um grupo de pessoas acompanhadas por instrumentos tradicionais. Este “tesouro” de tradições traz à memória velhos tempos, que esta colectividade pretende manter e preservar. Os Cantares começarão no dia 1 de Janeiro de 2013 e terminam no dia 5, percorrendo diversos montes e lugares da Serranos.


Passeio Pedestre com representação da matança de porco tradicional

Para finalizar as comemorações festivas, os Amigos da Cortelha decidiram presentear as pessoas no dia 6 de Janeiro de 2013 com um Passeio Pedestre muito tradicional. O percurso será de nível médio e vai oferecer aos participantes paisagens deslumbrantes do interior do concelho de Loulé, num ambiente a todos os níveis único. A concentração está marcada para as 8:30h na Cortelha, tendo a partida lugar por volta das 9:30h. Neste passeio pedestre para além das típicas e pitorescas paisagens serranas que se pode encontrar na Serra do Caldeirão, irá ter lugar o Cantar das Janeiras e uma novidade única que será a representação da matança de porco, onde as pessoas que se deslocarem à aldeia da Cortelha terão oportunidade de assistir a algumas das fases mais importantes da típica matança de porco. No final deste passeio terá lugar o habitual lanche/almoço com algumas iguarias típicas da Serra do Caldeirão.

A programação de Natal na aldeia da Cortelha, conta mais uma vez com o apoio da Câmara Municipal de Loulé e da Junta de Freguesia de Salir.