Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

BTT
Passeio de BTT

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Quarta, 20 de Setembro de 2017

Domingo, 13 de Julho de 2014
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo
É no primeiro fim-de-semana de Agosto, dias 2 e 3, como habitual, que a simpática aldeia da Cortelha recebe mais uma edição dos Manjares Serranos e do Festival de Folclore. Esta iniciativa, que tem conquistado inúmero público ao longo dos últimos anos, alia o mais tradicional do folclore nacional, acompanhado à mesa pela típica gastronomia serrana.

Dias 2 e 3 de Agosto é mais uma vez dia de festa na tradicional aldeia da Cortelha, localizada no interior do Concelho de Loulé. Depois do sucesso de anos anteriores, estão de regresso os Manjares Serranos, que revelam o melhor da cozinha serrana, acompanhados pelo Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.
O folclore, expoente máximo das tradições nacionais, terá no dia 2 de Agosto, papel de destaque, num fim-de-semana que se espera de muita animação e que tem o cartaz do Festival já fechado, contando novamente com grupos de elevada qualidade.
De Palmela vem o Rancho Folclórico "Os Fazendeiros” das Lagameças, representando o rico e vasto espólio Etno-Folclórico do concelho de Palmela.
O Ribatejo estará representado pelo Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém. Dançará as simples e elegantes melodias, trazendo consigo a imagem de um quotidiano extinto, que muito preserva e divulga. Estes valores, que apenas existiam nas memórias cansadas dos mais idosos, são hoje parte integrante do património cultural destas gentes de Santarém.
Presente estará também o Rancho Folclórico da Casa do Minho, fundado por um grupo de minhotos residentes em Lisboa, que tem como objetivo recolher, preservar e divulgar a cultura tradicional minhota. Fundado em 16 de Maio de 1980, tem representado o Minho em vários países, descendo pelo segundo ano até à Cortelha para mostrar todo o seu esplendor.
Para dar um brilho diferente, o festival de folclore contará com a presença de 2 grupos além-fronteiras. Da Gran Canária chegará grupo designado por “Agrupacion Folklorica Abenechara” que irá demonstrar os trajes tradicionais daquela ilha, assim como as suas sonoridades. O Grupo “Folk Ensemble ERA” chegará da Servia, com as suas melodias e danças alegres.
Quem tem presença assegurada neste Festival é o grupo anfitrião, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão. Neste grupo todos os pares representam várias profissões que ao longo do tempo foram o suporte económico desta zona rural, onde se enquadram o tirador de cortiça, a padeira, o moleiro, o ceifeiro, entre muitos outros ofícios, sendo que todos eles trajam a rigor e fazem-se acompanhar de todos os utensílios que antigamente cada profissão utilizava. Realce ainda para os lavradores abastados, os noivos e os montanheiros.

No dia 2, para além do festival de folclore, o Acordeonista Gonçalo Tardão abrilhantará a festa com o tradicional baile serrano.
Domingo será dia de música tradicional com o Grupo Musical “Rastemenga” e o baile serrano com Leonel Alexandre.
Este duplo evento, que tem sido de sucesso em anos anteriores, dá a provar aos inúmeros forasteiros a tradicional orelha de porco, o chouriço e presunto caseiro, o galo guisado, borrego ou javali e as famosas papas de milho, acompanhados de vasta doçaria regional algarvia e da aguardente de medronho.
Para além de se degustarem sabores por muitos já esquecidos, toda a envolvência da festa possibilita ainda reviver a vida, as tradições e os costumes das gentes originárias desta zona serrana do Algarve, bem ilustrados na acolhedora aldeia da Cortelha.
Durante todo o evento estará exposto o chamado mercadinho serrano, onde os visitantes poderão apreciar algum do artesanato da Serra do Caldeirão.
Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, têm entrada livre e são uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, da Região de Turismo do Algarve, do INATEL, da Algar e da Escola Integrada de Salir.

Manjares Serranos

» Orelha de Porco
» Chouriço, Presunto e Queijo Caseiro
» Borrego com Grão
» Galo Guisado
» Galo com Grão
» Arroz de Galo
» Javali Assado no Forno
» Papas de Milho
» Bolos Caseiros
» Filhós Serranas
» Vinho Caseiro
» Aguardente de Medronho


Programa

2 de Agosto

18:00 H – Abertura das Tasquinhas
18:30 H – Mercadinho Serrano
19:00 H – Baile Serrano com Gonçalo Tardão
21:30 H – Festival de Folclore
» Rancho Folclórico “Os Fazendeiros” das Lagameças - Palmela
» Rancho Folclórico da Ribeira de Santarém - Santarém
» Rancho Folclórico da Casa do Minho – Lisboa
» Agrupacion Folklorica Abenechar – (Valeseco) – Gran Canária
» Folk Ensemble ERA, UZIKE - Sérvia
» Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha – Loulé

3 de Agosto

18:00 H – Abertura das Tasquinhas
18:30 H – Mercadinho Serrano
19:00 H – Baile Serrano com Leonel Alexandre
20:30 H – Grupo Musical “Rastemenga”