Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

BTT
Passeio de BTT

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Quarta, 22 de Novembro de 2017

Domingo, 10 de Agosto de 2008
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

José LimaDepois de ter percorrido em 2007 sozinho, na sua cadeira com pedais manuais, os 800 quilómetros que separam Viana do Castelo de Faro, para alertar para a causa da deficiência, José Lima, volta a percorrer as estradas de Norte ao Sul do país, mas desta vez acompanhado por Rosa Carvalho, portadora de paramiloidose (doença dos pezinhos). Os dois “aventureiros” devem chegar à aldeia da Cortelha, já no concelho de Loulé, no próximo dia 14 de Agosto, por volta das 11h00, percorrendo a última etapa até Quarteira, no dia seguinte.


José Lima de 53 anos, paraplégico desde 1997, depois de ter ficado “esmagado” por um elevador que estava a reparar no Ministério das Finanças de Angola, volta aventurar-se a percorrer o país em cadeira de rodas, desta vez de Valença a Quarteira.

Após a viagem do ano passado, Lima decidiu criar o Clube Volta a Portugal em Cadeira de Rodas, que já conta com 20 elementos, alguns dos quais já tinham decidido em partir para mais esta aventura. Contudo só conseguiram reunir apoios para a participação de Rosa Carvalho, graças à ajuda do Rotary Clube de Loulé e da Câmara Municipal de Loulé, que apoiaram a compra de uma cadeira nova, pois todas as restantes entidades, declinaram o pedido e não se mostraram receptivas a conceder o apoio.

Com o objectivo de mostrar ao país que ainda existem muitas desigualdades de oportunidades e que a deficiência não é uma fatalidade, mas sim um desafio, estes dois “deficientes activos” partiram no passado dia 1 de Agosto de Valença para percorrerem cerca de 900 quilómetros até ao Algarve.

Devem chegar à aldeia da Cortelha, em pleno interior do concelho Loulé, no próximo dia 14 de Agosto, pelas 11h00, depois de percorrerem nessa etapa cerca de 55 quilómetros desde Castro Verde. No dia seguinte, dia 15 de Agosto, será percorrida a ultima etapa com destino a Quarteira, atingindo o final desta aventura, por volta das 09h00, na praia de acesso a deficientes.

Nesse mesmo dia, para comemorar o final da volta e homenagear os dois atletas, realiza-se um Jantar Festivo, no Hotel de Alte, pelas 20h30, com a participação do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, numa organização do Rotary Club de Loulé.

Estas duas últimas etapas da Volta a Portugal em Cadeira de Rodas são patrocinadas pelo Rotary Clube de Loulé e pela Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé.

Mais informações em: www.rotaryloule.org e http://vpcr.planetaclix.pt