Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha
A imagem peregrina da Nossa Senhora de Fátima esteve na passada semana de visita à paróquia de Salir. Durante a visita foram dinamizadas inúmeras efemérides, nomeadamente a visita a diversas localidades da freguesia, entre elas a deslocação à Cortelha, Montes Novos e Barranco do Velho.
Chegado o cortejo, no dia 25 de Outubro, ao cimo da colina onde se implanta a igreja de Salir, o padre Fernando Pedro constatou a presença de alguns fiéis vindos “de muito longe” para a acolher a imagem de Nossa Senhora de Fátima.
O sacerdote reconheceu que a visita mariana iria suscitar as mais variadas reacções. “Quando passar, uns aclamam-na, outros zombam e riem-se, mas ela não se irá zangar. Ela é a Mãe e como tal irá guardar tudo no seu coração”, explicou o pároco, recordando o regresso de Nossa Senhora de Fátima a Salir quase 60 anos depois de ali ter estado pela última vez.
“Nossa Senhora de Fátima vem à nossa terra. É um acontecimento que nem tão cedo se vai repetir. As graças que daí poderão advir para a vida de todos nós, não as podemos desperdiçar, não só individualmente, como em comunidade”, salientou, exortando os fiéis de Salir a abrir as portas da sua casa, da sua família, do seu emprego e do seu coração à “Mãe de Jesus Cristo e nossa Mãe”.
“Trazei até ela os vossos maridos ou esposas, os vossos filhos e netos, os vossos afilhados e todos aqueles que vos são queridos. E então podereis dizer como ela: «A minha alma enaltece o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador»”, apelou o prior, pedindo ainda às pessoas que enfeitem as ruas, as janelas e as sua casas. “Que durante a sua estadia no meio de nós, se veja que estamos em festa, porque estamos mesmo”
Assim foi, uma visita cheia de alegria e festa em toda a freguesia, as ruas decoradas, as portas abertas, as velas acesas nas janelas foram símbolos presentes durante toda a semana.
A paróquia de Salir aproveitou a estada da imagem da Nossa Senhora de Fátima na freguesia para visitar alguns locais, como foi o caso dos Montes Novos, Barranco do Velho, Cortelha, Pena e Nave do Barão, em todos eles a imagem foi recebida por muitas pessoas, demonstrando assim o orgulho e a força que esta visita significou para as gentes de Salir.
Das inúmeras celebrações levadas a cabo, destaque para a celebração da consagração das associações e entidades da freguesia de Salir, que se realizou no dia 31 de Outubro, com a presença da Junta de Freguesia de Salir, do Clube Caça e Pesca de Salir, da Associação de Pais da Escola Básica de Salir, do Rancho Folclórico As Mondadeiras das Barrosas, da Associação dos Amigos da Cortelha e do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão.
O percurso da imagem peregrina deixou Salir, no passado dia 1 de Novembro, em direcção a outra paróquia do interior do concelho de Loulé, o Ameixial.
* com Folha do Domingo