Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

BTT
Passeio de BTT

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Quarta, 22 de Novembro de 2017

Segunda, 03 de Novembro de 2008
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

Nossa Senhora FátimaA imagem peregrina da Nossa Senhora de Fátima esteve na passada semana de visita à paróquia de Salir. Durante a visita foram dinamizadas inúmeras efemérides, nomeadamente a visita a diversas localidades da freguesia, entre elas a deslocação à Cortelha, Montes Novos e Barranco do Velho.

Chegado o cortejo, no dia 25 de Outubro, ao cimo da colina onde se implanta a igreja de Salir, o padre Fernando Pedro constatou a presença de alguns fiéis vindos “de muito longe” para a acolher a imagem de Nossa Senhora de Fátima.

O sacerdote reconheceu que a visita mariana iria suscitar as mais variadas reacções. “Quando passar, uns aclamam-na, outros zombam e riem-se, mas ela não se irá zangar. Ela é a Mãe e como tal irá guardar tudo no seu coração”, explicou o pároco, recordando o regresso de Nossa Senhora de Fátima a Salir quase 60 anos depois de ali ter estado pela última vez.

“Nossa Senhora de Fátima vem à nossa terra. É um acontecimento que nem tão cedo se vai repetir. As graças que daí poderão advir para a vida de todos nós, não as podemos desperdiçar, não só individualmente, como em comunidade”, salientou, exortando os fiéis de Salir a abrir as portas da sua casa, da sua família, do seu emprego e do seu coração à “Mãe de Jesus Cristo e nossa Mãe”.

“Trazei até ela os vossos maridos ou esposas, os vossos filhos e netos, os vossos afilhados e todos aqueles que vos são queridos. E então podereis dizer como ela: «A minha alma enaltece o Senhor e o meu espírito se alegra em Deus meu Salvador»”, apelou o prior, pedindo ainda às pessoas que enfeitem as ruas, as janelas e as sua casas. “Que durante a sua estadia no meio de nós, se veja que estamos em festa, porque estamos mesmo”

Assim foi, uma visita cheia de alegria e festa em toda a freguesia, as ruas decoradas, as portas abertas, as velas acesas nas janelas foram símbolos presentes durante toda a semana.

A paróquia de Salir aproveitou a estada da imagem da Nossa Senhora de Fátima na freguesia para visitar alguns locais, como foi o caso dos Montes Novos, Barranco do Velho, Cortelha, Pena e Nave do Barão, em todos eles a imagem foi recebida por muitas pessoas, demonstrando assim o orgulho e a força que esta visita significou para as gentes de Salir.

Das inúmeras celebrações levadas a cabo, destaque para a celebração da consagração das associações e entidades da freguesia de Salir, que se realizou no dia 31 de Outubro, com a presença da Junta de Freguesia de Salir, do Clube Caça e Pesca de Salir, da Associação de Pais da Escola Básica de Salir, do Rancho Folclórico As Mondadeiras das Barrosas, da Associação dos Amigos da Cortelha e do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão.

O percurso da imagem peregrina deixou Salir, no passado dia 1 de Novembro, em direcção a outra paróquia do interior do concelho de Loulé, o Ameixial.

* com Folha do Domingo