Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Domingo, 24 de Outubro de 2021

Terça, 19 de Maio de 2009
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

O Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão abriu a sua temporada de festivais no passado dia 17 de Maio, com a participação no Festival de Folclore Cidade de Lisboa, numa organização do Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho.


O Ringue António Livramento, localizado em plena freguesia de Benfica, voltou a receber com lotação esgotada, mais uma edição de um dos melhores festivais de folclore do país, o Festival de Folclore Cidade de Lisboa.

Para além do grupo organizador, o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho, participaram grupos de diversas regiões e que representaram os seus usos e costumes junto da população lisboeta, foram eles o Rancho Folclórico de Vinhó (Gouveia), o Rancho Folclórico e Etnográfico da Mugideira (Torres Vedras), o Rancho Folclórico do Vale de Santarém (Santarém) e o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão – Cortelha.

De referir que na sessão solene, que antecedeu o festival, estiveram presentes um representante da Câmara Municipal de Lisboa, o Presidente da Junta de Freguesia de Benfica e os representantes da Federação de Folclore Português, da Associação de Lisboa para a Defesa da Cultura Popular Portuguesa e o Director do Jornal Folclore.

As actuações dos diversos grupos decorreram durante a tarde com as bancadas do ringue a apresentarem-se bastante emolduradas, onde o grupo algarvio levou ao delírio todos os espectadores presentes, com as suas danças e cantares.