Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Terça, 27 de Fevereiro de 2024

Terça, 01 de Dezembro de 2009
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

Reunida em sessão extraordinária na passada sexta-feira, 27 de Novembro, a Assembleia Municipal aprovou, por unanimidade, a proposta do Plano de Intervenção em Espaço Rural (PIER) do Barranco do Velho.

Em causa está a construção de um Lar para Idosos e Lar Residencial para Deficientes, que surgem como uma extensão funcional de valências do Centro Comunitário de Nossa Senhora da Conceição, em funcionamento há cerca de cinco anos.

Este equipamento vem dar resposta às necessidades das populações locais, na sua grande maioria idosa, em termos de apoio social. Pretende-se disponibilizar alojamento e apoio residencial permanente a pessoas portadoras de deficiências sem que os utilizadores percam as referências geográficas, familiares e de amizade do local onde sempre viveram, promover condições de vida e ocupação aos destinatários, garantir os cuidados de saúde necessários, integrar a nova edificação e a existente no ambiente natural envolvente.

Refira-se que a área de intervenção deste PIER tem uma extensão territorial de cerca de 11ha, e localiza-se numa zona de relevante valor ecológico, situada na freguesia de Salir, Barranco do Velho, em plena Serra do Caldeirão. Nessa medida, o objectivo passa por reforçar a continuidade dos sistemas a manter e requalificar, salvaguardando o equilíbrio ambiental.

Recorde-se que este foi um processo que teve início em Outubro de 2006, altura em que a CCDR Algarve apontava à Autarquia de Loulé como solução para a implantação dos referidos equipamentos, a elaboração de um PIER, dada a forte componente rústica da intervenção, a exploração florestal e o Parque Temático associado.

*in CM Loulé