Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Quinta, 21 de Outubro de 2021

Segunda, 05 de Abril de 2010
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

Dois pilotos portugueses estiveram em destaque este fim-de-semana no GP Polisport de Portugal ao alcançarem resultados positivos entre os 5 melhores do Campeonato do Mundo de Motocross MX3. O português Luis Correia foi o melhor representante das cores nacionais, ao terminar no 4º lugar e a fechar o top-five esteve outro piloto português, o algarvio Henrique Venda.

Teve ontem o arranque do Campeonato do Mundo de Motocross MX3 e do Europeu de MX2, no Circuito Internacional da Cortelha (CIC), em Loulé. O traçado algarvio apresentou-se em excelentes condições proporcionando assim um fim-de-semana cheio de adrenalina. A destacar ainda o facto do GP Polisport de Portugal – Cortelha 2010 ter contado com a presença de 3 portugueses na classe MX3.

Para a disputa do GP Polisport de Portugal, apresentaram-se no Mundial de MX3, 17 pilotos, onde o espanhol Carlos Campanho liderou destacado as duas mangas da tarde, chegando facilmente à vitória na prova portuguesa. O piloto da Andalucia explicou “resido próxima da região do Algarve, mas nunca tinha vindo até este circuito para treinar. Mas gostei muito da pista da Cortelha e era importante para mim começar bem o campeonato, a minha moto Yamaha teve um comportamento exemplar sem quaisquer problemas o que ajudou também a minha conquista desta vitória”.

Em segundo lugar também nas duas mangas ficou o italiano Alex Salvini da Husqvarna, na 3º posição ficou Irt Matevz o piloto esloveno também da equipa da Husqvarna.

Contudo a luta pelo 3º lugar não foi fácil para o piloto da Eslovénia, é que o piloto português Luis Correia deu boa conta de si em pista e na primeira manga chegou facilmente ao 4º lugar. Todavia na penúltima volta e depois de pressionar o piloto da Husqvarna, subiu para 3º, mas na última volta viria novamente a perder essa posição, consolidando assim a 4º posição. Classificação que viria a obter também na 2ª manga, somando assim 36 pontos e ficando no 4º lugar final do GP Polisport Portugal – Cortelha 2010.

O piloto da Yamaha afirmou no final que “Esta participação no Campeonato de MX3, foi muito positiva, embora não estando a disputar este campeonato na totalidade é sempre muito importante vir à Cortelha, que é uma pista que gosto muito e rodar com os pilotos estrangeiros, dá-me noção do meu andamento comparativamente com o deles e também motivação para continuar a treinar”.

A destacar também o resultado positivo que o piloto algarvio Henrique Venda conseguiu nas 2 mangas, depois de arranques cautelosos, o portimonense alcançou o 6º lugar, posição que segurou até ao final das corridas. Porém, devido à diferença dos resultados alcançados pelos seus adversários, o piloto da Kawasaki, viria a terminar a prova da Cortelha num brilhante 5º lugar da Geral.

Já Hugo Basaúla, teve nas 2 mangas arranques espectaculares, chegando a andar em 2º lugar atrás de Campanho, mas que não viriam a significar grande resultado para o piloto da Suzuki. É que no decorrer das 2 corridas o piloto teve sempre alguns contratempos a afectarem a sua presença no CIC, nomeadamente uma queda na primeira manga, fazendo com que terminasse em 10º lugar. Na segunda manga foram os problemas com o motor que influenciaram a sua prestação neste GP Polisport Portugal, cruzando a meta em 8º lugar.

Como foi referido, também se disputou na Cortelha a primeira etapa do Campeonato da Europa MX2, onde estiveram presentes 32 pilotos. Entre eles a jovem promessa do motocross nacional, Luis Oliveira, o único representante das cores portuguesas, que teve uma presença tranquila, concluindo as 2 mangas na 27ª e 26º posição, respectivamente. O belga Kenny Vandueren venceu a primeira corrida da tarde, enquanto que a segunda foi ganha por Irt Jernez.

A Cortelha vai receber este ano mais uma prova de Motocross, é já no próximo dia 1 de Maio, que a caravana do Campeonato de Motocross de Portugal se desloca até ao CIC, para a disputa do GP Loulé Concelho – Maio 2010, onde os melhores pilotos nacionais irão mostrar também o seu valor e nomes como Luis Correia, Henrique Venda e Hugo Basáula, marcarão novamente presença no Algarve.

O GP Polisport de Portugal – Cortelha 2010 foi uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha e contou com o patrocínio da Polisport, Algar, Crédito Agrícola, Garvetur e Konica Minolta e ainda com o importante apoio da Federação de Motociclismo de Portugal, Instituto do Desporto de Portugal, Câmara Municipal de Loulé, Associação de Turismo do Algarve e Entidade Regional de Turismo do Algarve.