Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha
Os requintados sabores e as mais genuínas tradições da Serra do Caldeirão servem de mote para mais um fim-de-semana de animação na tradicional aldeia da Cortelha, dias 4 e 5 de Agosto, com a realização dos 7º Manjares Serranos, onde se insere o 4º Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.
A típica aldeia da Cortelha, situada no coração da Serra do Caldeirão, em pleno concelho de Loulé, serve de cenário, nos dias 4 e 5 de Agosto, para mais um fim-de-semana de muita animação, proporcionado pela Associação dos Amigos da Cortelha, que após o sucesso de edições anteriores volta a organizar os Manjares Serranos, que já vão na sua 7ª edição.
Alternativa ao habitual turismo de sol e praia, este evento possibilita aos muitos visitantes reviver a vida, os sabores e as tradições desta zona serrana do Algarve, bem ilustrados na confortante aldeia da Cortelha.
Impulsionada pela organização, toda uma aldeia se junta para o sucesso de um evento que nos últimos anos tem atraído até à Cortelha largas centenas de pessoas, que para além de degustarem os genuínos sabores da tradicional cozinha serrana, assistem a um Festival de Folclore que junta grupos originários dos quatro cantos do país.
Assim, o dia 4 de Agosto espera-se de muita animação com a actuação no palco do Polidesportivo da Cortelha do Rancho Folclórico de Praias do Sado (Setúbal), Rancho Regional do Olival (V.N Gaia), Rancho Folclórico do Freixial (Leiria) e Rancho dos Campinos da Azinhaga (Golegã), para além da actuação do jovem mas conceituado grupo da casa, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha-Loulé).
No dia 5 de Agosto terá lugar o Encontro de Sons Tradicionais, assim sendo passarão pelo palco vários grupos de música tradicional portuguesa, oriundos do Algarve e Alentejo, nomeadamente “As Ceifeiras de Semblana”, “As Moças Nagragadas” e os “Psss Tó Maxoste”, que vêm dar um brilho especial a este evento.
À mesa estarão manjares que farão com certeza a delícia dos muitos forasteiros, como sejam a tradicional orelha de porco, o chouriço e presunto caseiro, o galo guisado, borrego ou javali e as famosas papas de milho, acompanhados de vasta doçaria regional algarvia e da aguardente de medronho.
Manjares e Folclore, serão assim cabeça de cartaz num evento que tem vindo a marcar e ganhar o seu espaço no seio do cartaz cultural algarvio, ganhando a cada ano que passa novos públicos e demonstrando que no interior algarvio ainda se respira tradição e cultura.
Os 7º Manjares Serranos são uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha e contam com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Salir, Escola de Salir, INATEL e Região de Turismo do Algarve. São parceiros da organização o Jornal Folclore, Região Sul, a Rádio Gilão e RCS.