Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Domingo, 24 de Outubro de 2021

Sexta, 20 de Julho de 2007
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

Cartaz Manjares Serranos 2007Os requintados sabores e as mais genuínas tradições da Serra do Caldeirão servem de mote para mais um fim-de-semana de animação na tradicional aldeia da Cortelha, dias 4 e 5 de Agosto, com a realização dos 7º Manjares Serranos, onde se insere o 4º Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.


A típica aldeia da Cortelha, situada no coração da Serra do Caldeirão, em pleno concelho de Loulé, serve de cenário, nos dias 4 e 5 de Agosto, para mais um fim-de-semana de muita animação, proporcionado pela Associação dos Amigos da Cortelha, que após o sucesso de edições anteriores volta a organizar os Manjares Serranos, que já vão na sua 7ª edição.

Alternativa ao habitual turismo de sol e praia, este evento possibilita aos muitos visitantes reviver a vida, os sabores e as tradições desta zona serrana do Algarve, bem ilustrados na confortante aldeia da Cortelha.

Impulsionada pela organização, toda uma aldeia se junta para o sucesso de um evento que nos últimos anos tem atraído até à Cortelha largas centenas de pessoas, que para além de degustarem os genuínos sabores da tradicional cozinha serrana, assistem a um Festival de Folclore que junta grupos originários dos quatro cantos do país.

Assim, o dia 4 de Agosto espera-se de muita animação com a actuação no palco do Polidesportivo da Cortelha do Rancho Folclórico de Praias do Sado (Setúbal), Rancho Regional do Olival (V.N Gaia), Rancho Folclórico do Freixial (Leiria) e Rancho dos Campinos da Azinhaga (Golegã), para além da actuação do jovem mas conceituado grupo da casa, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (Cortelha-Loulé).

No dia 5 de Agosto terá lugar o Encontro de Sons Tradicionais, assim sendo passarão pelo palco vários grupos de música tradicional portuguesa, oriundos do Algarve e Alentejo, nomeadamente “As Ceifeiras de Semblana”, “As Moças Nagragadas” e os “Psss Tó Maxoste”, que vêm dar um brilho especial a este evento.

À mesa estarão manjares que farão com certeza a delícia dos muitos forasteiros, como sejam a tradicional orelha de porco, o chouriço e presunto caseiro, o galo guisado, borrego ou javali e as famosas papas de milho, acompanhados de vasta doçaria regional algarvia e da aguardente de medronho.

Manjares e Folclore, serão assim cabeça de cartaz num evento que tem vindo a marcar e ganhar o seu espaço no seio do cartaz cultural algarvio, ganhando a cada ano que passa novos públicos e demonstrando que no interior algarvio ainda se respira tradição e cultura.

Os 7º Manjares Serranos são uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha e contam com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Salir, Escola de Salir, INATEL e Região de Turismo do Algarve. São parceiros da organização o Jornal Folclore, Região Sul, a Rádio Gilão e RCS.