Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Domingo, 24 de Outubro de 2021

Segunda, 17 de Dezembro de 2007
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

No passado dia 15 de Dezembro teve lugar na Aldeia da Cortelha o inicio das comemorações de Natal, como ponto de partida realizou-se a Festa de Natal dedicada às crianças e aos idosos daquela aldeia serrana. Neste mesmo dia foi assinalada a inauguração do Presépio da Aldeia da Cortelha, inserido na Festa dos Presépios nas Aldeias do Algarve.

A Aldeia da Cortelha, localidade situada em plena freguesia de Salir, assistiu no passado dia 15 de Dezembro ao início das comemorações de Natal. Mais uma vez a Associação dos Amigos da Cortelha, entidade responsável pela organização das iniciativas, preparou uma Festa de Natal dedicada às crianças, mas também com destaque para os idosos.

Com a preciosa colaboração dos alunos da Escola Primária da Cortelha e do Grupo de Catequese da Aldeia, que proclamaram alguns poemas e canções de natal, foi com grande entusiasmo que todos os presentes brindaram com palmas as actuações dos mais novos. Mas pelo palco passou também o Grupo Musical Santa Maria, que fincou mais uma vez o seu vasto reportório de canções e tradições de natal. Como já é apanágio a organização através do seu grupo de teatro levou a palco mais uma dramatização cómica, levando ao delírio todos os presentes com as suas brincadeiras, de realçar que no final foram distribuídos surpresas a todas as crianças presentes.

Mas o momento alto deste primeiro dia de comemorações viveu-se aquando da inauguração do Presépio da Aldeia da Cortelha, inserido mais uma vez na Festa dos Presépios nas Aldeias do Algarve, promovida pela CCDR Algarve. A aldeia da Cortelha preparou mais uma vez um Presépio baseado em materiais tradicionais da Serra do Caldeirão, com especial destaque para a cortiça, este poderá ser visitado até ao dia 6 de Janeiro, no largo da Associação.

De referir ainda que as comemorações de Natal vão prosseguir no próximo dia 31 de Janeiro, com as Janeiras de Porta em Porta.