Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Terça, 27 de Fevereiro de 2024

Quinta, 03 de Janeiro de 2008
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

Inserida nas comemorações de Natal da Aldeia da Cortelha, está a iniciativa Janeiras de Porta em Porta, que vai continuar no próximo dia 5 Janeiro, na Cortelha e localidades limítrofes.

A Associação dos Amigos da Cortelha, no âmbito das comemorações de Natal, está a levar a cabo a iniciativa “Janeiras de Porta em Porta”, que teve inicio no passado dia 1 de Janeiro e irá continuar no próximo dia 5 de Janeiro na Cortelha e localidades adjacentes.

As “Janeiras de Porta em Porta” consistem na proclamação de cantares ao menino e dos reis por parte de um grupo de pessoas acompanhadas por instrumentos tradicionais como é o caso da pandeireta e dos ferrinhos, à porta das habitações.

As Janeiras significam para as gentes da Serra do Caldeirão, um tesouro de tradições, trazendo a memória de outros tempos, esta tradição teve o seu início no interior algarvio.

Um dos objectivos que a AAC pretende atingir, com esta iniciativa, é a manutenção desta tradição, assim sendo vão ser percorridas algumas das localidades das freguesias da Serra do Caldeirão, como Cortelha, Montes Novos, Salir, Querença, entre outras.

Esta festividade teve o seu início na manhã do dia 1 de Janeiro, junto ao Presépio da Aldeia da Cortelha. Neste local, o do nascimento de Jesus, foram proclamados alguns cantares anunciando o nascimento do menino antes do grupo dar inicio à caminhada pelas localidades.

De referir que esta aldeia tem no seu largo um presépio, em escala humana, construído com materiais tradicionais desta zona serrana, como por exemplo a cortiça e o linho entre muitos outros, e que está patente ao público até ao próximo dia 6 de Janeiro.