Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Quinta, 21 de Outubro de 2021

Segunda, 10 de Março de 2008
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

Mundial 1992O Circuito Internacional de Motocross da Cortelha recebe, a 17 e 18 de Maio deste ano, o pelotão do Motocross Mundial. Depois de 16 anos de ausência, esta histórica pista nacional volta a acolher a caravana do Campeonato Mundial.

Está de regresso à Cortelha, pelas mãos da Associação dos Amigos da Cortelha, o Campeonato do Mundo de Motocross. Depois de ter recebido pela última vez em 1992 uma prova do Mundial, a aldeia da Cortelha prepara-se para, pela quarta vez, receber uma prova do Mundial de Motocross, neste caso a classe MX3, pela primeira vez em Portugal.

A prova, denominada Grande Prémio de Portugal – Algarve, a ter lugar nos dias 17 e 18 de Maio, é o resultado de anos consecutivos de sucesso a organizar provas do Campeonato Nacional, sendo para muitos expectável que mais tarde ou mais cedo, surgisse o convite e a oportunidade para voltar a organizar uma prova do Campeonato Mundial, tal é a competência revelada pela Associação dos Amigos da Cortelha.

A aposta feita na entidade algarvia, que organiza provas de Motocross há mais de 30 anos, revela sobretudo a confiança que a Federação Nacional de Motociclismo deposita nesta organização, sendo esta, mais uma vez, uma aposta condenada ao êxito.

Para muitos considerada a prova rainha do Nacional, a etapa da Cortelha sempre primou por uma espectacularidade e envolvente única, que faz com que anualmente se desloquem até ao interior louletano milhares de amantes da modalidade.

A atribuição de uma prova do Mundial para o Circuito da Cortelha, mais do que um prémio, é o reconhecimento, nacional e internacional, das capacidades da organização, que apesar do amadorismo e da muita carolice, organiza provas que têm sempre um denominador comum, o sucesso.

A fasquia elevou-se, já que em 2008 haverá igualmente o tradicional Grande Prémio de Maio, no feriado dia 1, mas os homens da serra não se deixarão intimidar e prometem elevar bem alto o nome da Cortelha, do Algarve e de Portugal, proporcionando a público e pilotos um grandioso espectáculo desportivo.

A etapa dos dias 17 e 18 de Maio de 2008, Grande Prémio de Portugal – Algarve, contará para o Campeonato do Mundo MX3 (500cc) e Campeonato da Europa MX2 (125cc), e trará à Cortelha alguns dos melhores pilotos a nível Mundial.

MUNDIAL DE MOTOCROSS ATÉ 2010 NO CIRCUITO ALGARVIO

De referir por último, que a região algarvia será palco do Mundial de Motocross MX3 até 2010, pois, a entidade organizadora assegurou na Conferência Anual da FIM (Federação Internacional Motociclismo), realizada na Suiça, no passado dia 24 de Fevereiro, a passagem da caravana do pelotão mundial pela Circuito de Motocross da Cortelha, fortalecendo cada vez mais a tese que o Algarve é um excelente destino para os grandes eventos internacionais.