Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Quarta, 08 de Dezembro de 2021

Quarta, 16 de Julho de 2008
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

Abitureiras, no concelho de Santarém, acolhe o XVI Festival Nacional de Folclore, já no próximo Sábado, dia 19 de Julho, com a participação de grupos do norte ao sul do país.

Após a participação no passado dia 12 de Julho, no XXIII Festival Internacional de Folclore de Pedroso, no concelho de Vila Nova de Gaia, o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão desloca-se agora ao concelho de Santarém.

O Festival de Folclore de Abitureiras tem como participantes grupos de elevada qualidade etno-folclórica, nomeadamente o Grupo Regional de Moreira da Maia (do Douro Litoral), o Grupo Folclórico da Casa do Povo de Ceira (da Região de Coimbra), o Grupo Coral de Ceifeiros de Cuba (do Alentejo), o Rancho da Região de Leiria (da Alta Estremadura), o Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão (do Algarve) e o Grupo Folclórico de Abitureiras, que faz as honras do encontro.

O director do Grupo Folclórico da Abitureiras, Alípio Canaverde, em entrevista a um jornal regional, falou de qualidade e identificou essa condição como essencial nos grupos participantes no Festival das Abitureiras. Outra das preocupações da organização na construção do cartaz do evento foi ter representantes do norte ao sul do país.

O XVI Festival Nacional de Folclore de Abitureiras é já no próximo dia 19 de Julho e tem início pelas 17 horas, com a habitual sessão de boas vindas. Para as 18 horas está marcada uma missa, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição, os grupos começam as suas actuações pelas 21h30.