Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha
Os mais genuínos manjares, aliados ao tradicional folclore nacional, é aquilo que se poderá encontrar na Cortelha, freguesia de Salir, nos dias 2 e 3 de Agosto. Espera-se um fim-de-semana animado, com a realização dos tradicionais Manjares Serranos, aos quais surge associado o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão.
A aldeia da Cortelha, situada em pleno interior do Concelho de Loulé, conhecida pela arte de bem receber, reaviva a 2 e 3 de Agosto os mais genuínos sabores da cozinha típica serrana, com a realização dos deliciosos Manjares Serranos, que já vão na sua 8ª edição.
A Associação dos Amigos da Cortelha, organizadora do evento, pretende assim promover aquilo que de mais genuíno tem a sua localidade, conjugando-a, no mesmo fim-de-semana, com o também tradicional Festival de Folclore da Serra do Caldeirão, que na sua 5ª edição reunirá em palco grupos folclóricos representastes de várias regiões do país.
Este duplo evento, que tem sido de sucesso em anos anteriores, dá a provar aos inúmeros forasteiros a tradicional orelha de porco, o chouriço e presunto caseiro, o galo guisado, borrego ou javali e as famosas papas de milho, acompanhados de vasta doçaria regional algarvia e da aguardente de medronho.
Para além de se degustarem sabores por muitos já esquecidos, toda a envolvência da festa possibilita ainda reviver a vida, as tradições e os costumes das gentes originárias desta zona serrana do Algarve, bem ilustrados na acolhedora aldeia da Cortelha.
Em palco estará, no Sábado, para além do Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão, o Grupo Típico "O Cancioneiro de Castelo Branco" (Beira Baixa), o Grupo Folclórico de Abitureiras - Santarém (Ribatejo), o Grupo Etnográfico Danças e Cantares do Minho (Minho) e ainda o Grupo Folclórico e Cultural da Boavista - Portalegre (Alto Alentejo), que certamente demonstrarão em palco as características mais genuínas da sua região.
Domingo será dia de música tradicional com o Grupo de Acordeonistas “Modas ao Sul” e para terminar, os Cante Andarilho.
Manjares e Folclore serão assim cabeças de cartaz numa iniciativa que ganha a cada ano novos públicos e que já conquistou o seu espaço no seio das iniciativas de cariz cultural promovidas na região. Será por certo um fim-de-semana de muita animação onde a Cortelha presenteará os inúmeros visitantes com um magnífico Festival de Sabores e Sonoridades.
Os Manjares Serranos e o Festival de Folclore da Serra do Caldeirão têm entrada livre e são uma organização da Associação dos Amigos da Cortelha, com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir, da Região de Turismo do Algarve, do INATEL e da Escola Integrada de Salir.