Motocross
Evento de Motocross na Cortelha

GrupoEtnografico
Grupo Etnográfico da Serra do Caldeirão

ManjaresSerranos

Manjares Serranos da Cortelha


FestivalFolclore
Festival de Folclore da Cortelha

Pedestre
Passeio Pedestre

Bem vindo ao site da Associação dos Amigos da Cortelha

Domingo, 24 de Outubro de 2021

Quarta, 22 de Outubro de 2008
Versão de Impressão | Enviar este artigo a um amigo

MagustoNo próximo dia 9 de Novembro irá ter lugar na aldeia da Cortelha, em plena freguesia de Salir, um Passeio Pedestre, inspirado no S. Martinho. Os participantes irão percorrer inúmeras veredas e visitar diversos elementos do património rural.


Com o firme objectivo de dinamizar e impulsionar a tradicional aldeia da Cortelha, a Associação dos Amigos da Cortelha irá realizar um Passeio Pedestre, no próximo dia 9 de Novembro. Inspirado no S. Martinho, os participantes do Passeio Pedestre irão desfrutar das belas paisagens e do contacto com a natureza, que nesta altura do ano oferecem um colorido avermelhado do medronhal existente no interior do concelho de Loulé.

Este passeio irá consistir na visita a diversos elementos do património rural, tais como fontes, noras, moinhos e barragens. Existem ainda dois pontos importantes deste passeio, o contacto com a fauna e flora da Serra do Caldeirão, nomeadamente a observação dos medronheiros bem compostos nesta altura do ano e a visita a um moinho de vento recuperado, onde os visitantes poderão observar a sua constituição.

O moinho de vento é um imóvel característico da Serra do Caldeirão, sendo um marco distintivo na paisagem rural é também a evidência da sabedoria e técnica popular no aproveitamento das potencialidades endógenas do seu meio envolvente. Em tempos foram utilizados para a moagem do trigo, conferindo assim maior rendimento aos moleiros e às populações que dependiam desta actividade.

O percurso de nível médio terá cerca de 8 Kms e vai oferecer aos participantes paisagens deslumbrantes da Serra do Caldeirão, num ambiente único. A concentração está marcada para as 8:30h na Cortelha, tendo a partida lugar por volta das 9:30h. De referir ainda que no final todos os participantes poderão degustar um verdadeiro magusto serrano, onde certamente não irão faltar as castanhas, a batata-doce, o chouriço, o queijo, o pão caseiro e a aguardente de medronho.

As inscrições têm um custo de 5 € e devem ser efectuadas até ao próximo dia 6 de Novembro em www.amigosdacortelha.pt ou ainda pelo telemóvel 961411278.

A organização prestará também um apoio constante aos participantes, quer através da distribuição de água, quer com a presença constante de uma ambulância.

Esta actividade é organizada pela Associação dos Amigos da Cortelha e conta com o apoio da Câmara Municipal de Loulé, da Junta de Freguesia de Salir e da Fundação INATEL.